NOTÍCIAS

CONHEÇA O PODER DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRMF
05/05/2019

CONHEÇA O PODER DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRMF

Conheça o poder da Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF

Olá caro Professor, muito bom tê-lo conosco na busca por conhecimento com um assunto pouco discutido. Portanto, nosso papel é criar uma base de diálogo sobre esta temática que muito vai contribuir para seu desenvolvimento.

 

Antes de mais nada, primeiramente façamos a seguinte pergunta: Você conhece o que é COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA?

 

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não se caracteriza como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. Porque diferem totalmente da necessidade de aprendizagem do aluno de uma forma especializada, portanto o termo COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA. Alguns exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Neste ambiente o aluno é preparado especialmente para ser o protagonista do seu aprendizado. A Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva não funcionam apenas no contexto escolar como também fora dele, por exemplo com pessoas que passaram por um AVC, ou seja, também no ambiente hospitalar o profissional capacitado para esta área é essencial para a comunicação de pessoas que perderam tais habilidades ou já nasceram assim, mais do que necessário é essencial o uso da Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva.

 

Quanto ao âmbito escolar o desenvolvimento destes alunos com estas necessidades acontecem em uma Sala de Recursos Multifuncionais SRMF que são os espaços físicos localizados na escola onde se realiza o atendimento especializado.

Esta sala de SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial e que necessitam do atendimento no contraturno escolar.

 

Agora vamos entender um pouco sobre Tecnologia Assistiva:

Primeiramente Tecnologia Assistiva segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), Tecnologia Assistiva é: uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007)

A Tecnologia Assistiva é o recurso ou a estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução da atividade necessária para o desenvolvimento de seu aluno com deficiência. Os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, sinalização, enfim, o mobiliário que atenda às necessidades posturais são exemplos de recursos da Tecnologia Assistiva.

A Sala de Recursos Multifuncionais é criada especialmente para este trabalho, ampliar o desenvolvimento do seu aluno com necessidades sejam eles, Deficiência Intelectual, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência Física, crianças com TGD/TEA: Autismo, TGD/TEA: Asperger, TGD/TEA: SOE (sem outras especificações). Portanto nota-se a amplitude de comunicação que podemos desenvolver e o porquê da necessidade de se discutir tanto este assunto.

 

Qual o poder da SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS?

- Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, também matriculados na rede pública de ensino regular. 

- Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.

- Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

- Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.

Os exemplos de aprendizagem asseguradas neste tipo de sala são variados, estudantes cegos aprendem o braile para a leitura, alunos surdos estudam o alfabeto em Libras para se beneficiar do intérprete em sala, crianças com deficiência intelectual utilizam jogos pedagógicos que complementam a aprendizagem, jovens com paralisia descobrem como usar uma prancheta de figuras com ações como "beber água" e "ir ao banheiro", apontando-as sempre que necessário. 

É sempre válido repetir, Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva não é um trabalho de reforço escolar, este tipo de sala é apenas para quem precisa dela e não alunos com esporádicos níveis de dificuldade de aprendizagem que necessitam do simples reforço.

O foco da Sala de Recursos Multifuncionais é definido e toda sua metodologia de ensino é voltada especialmente para o resultado final: aprendizagem do aluno. Neste ambiente cada aluno tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que devem empenhar para o seu desenvolvimento, além do tempo estimado que deve permanecer neste ambiente.

Para o desenvolvimento deste planejamento de ensino, o profissional da sala de recursos viabiliza juntamente com o titular quais necessidades o aluno precisa, para a partir daí viabilizar a metodologia de ensino que deverá ser aplicado àquele aluno.

 

Por mais ampla e desenvolvida sejam as Salas de Recursos Multifuncionais, é a atuação do Professor que causa o impacto necessário que o aluno precisa ter para seu desenvolvimento, e é pensando nisto que o Grupo Rhema elaborou um Curso de Capacitação de 60 horas reconhecido pelo MEC; com o Mestre especialista no assunto Prof. Luciano Ortiz.

Conheça neste curso as possibilidades de tornar a educação inclusiva para todos, caso queira conhecer mais sobre, assista ao Webinar o qual o Prof. Luciano Ortiz palestrou sobre este importante tema.

Fique atento aos links abaixo e não perca a oportunidade de ter mais este diferencial em seu curriculum e poder oportunizar melhor educação inclusiva à seus alunos:

Para assistir ao Webinar solicite acesso ao grupo especial: bit.ly/2PIqB4b

Caso queira conhecer a pauta deste Curso de Capacitação, acesse: https://bit.ly/2UMbhIC

Quer tirar dúvidas e falar diretamente com nossos consultores, clique diretamente no link do whatsapp: bit.ly/2ED19ce

DESTAQUES