NOTÍCIAS

A NOVA APOSTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: COACHING EDUCACIONAL E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
08/07/2019

A NOVA APOSTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: COACHING EDUCACIONAL E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Olá professor, tudo bem?

Você já pensou em desenvolver seus alunos e professores colegas de trabalho como coaching educacional?

O termo Coaching Educacional também se refere ao processo de 'treinar' e desenvolver estudantes, educadores, atendendo às necessidades que permeiam o ambiente da educação e para potencializar a performance do aluno ou para auxiliá-lo no planejamento de carreira e também na escolha da profissão.

Se você ainda não sabe qual área o coaching educacional atua, ou até qual a sua importância, leia este artigo em nosso site e FAÇA A DIFERENÇA, DÊ UM UP EM AS CARREIRA: SEJA UM COACHING EDUCACIONAL!

A NOVA APOSTA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: COACHING EDUCACIONAL E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

O coaching é uma das áreas de atuação que mais crescem no mundo, devido ao sucesso de suas técnicas aplicadas tanto à vida profissional quanto à pessoal de milhões de pessoas.

Os desafios diários enfrentados pela comunidade educacional, principalmente em escolas e universidades, estão revelando a importância do coaching educacional, uma das áreas que vem ganhando cada vez mais notoriedade dentro das muitas possibilidades do coaching.

Assim como as demais modalidades de Coaching, a abordagem educacional é realizada por meio de sessões que podem ser: semanais, quinzenais ou mesmo mensais.

Quando é realizado com os profissionais da educação, o processo pode ser tanto individual como em grupo. O primeiro trabalha as necessidades de cada um separadamente.

Já quando é em turma, todos são convidados a falar sobre seus desafios, a dar ideias que ajudem a solucionar os problemas apresentados e a contribuir com o desenvolvimento dos colegas.

Quando é aplicado visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes a periodicidade dos atendimentos segue a mesma ideia dos adultos, sendo que neste caso, o processo envolve diretamente a participação dos pais e trabalha no desenvolvimento dos jovens de uma forma mais lúdica.

Na prática, isso quer dizer que além das perguntas de reflexão, também são usados jogos, dinâmicas e brincadeiras para otimizar seus aprendizados e aprimoramentos.

No âmbito dos docentes e demais colaboradores da escola, o coach educacional também pode atuar apoiando a equipe a alinhar seus valores com os do colégio, a organizar melhor os processos no que tange à gestão de pessoas e à liderança, bem como a definir a missão de vida dos educadores e a implantar a cultura organizacional da instituição de ensino.

No âmbito dos professores, proporciona maior autoconhecimento, seu aprimoramento técnico, emocional e comportamental, melhorias em seu método de ensino e na relação com seus alunos e colegas. Também lhes apoia a encontrar sua missão de vida, a se reconectar com o propósito do seu trabalho e a fortalecer as boas práticas de gestão educacional.

No que concerne aos estudantes, oferece todo o suporte para que os alunos possam melhorar seu desempenho escolar, entender melhor suas emoções e sentimentos e a que possam aprimorar e melhorar seus comportamentos. 

COACHING EDUCACIONAL NO VESTIBULAR E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Para uma excelente realização de um vestibular é preciso: confiança, desempenho e, principalmente, preparação. Neste sentido, o coaching é aplicado com base em duas premissas: controle de estados emocionais (como ansiedade, depressão, euforia, angústia), e na administração do tempo, focando em uma grade de prioridades

Dentre inúmeros benefícios que essa nova modalidade de coaching pode trazer aos nossos clientes (pais, professores, diretores, coordenadores e gestores), merecem destaque as possibilidades de:

- Resgatar verdadeiramente sua essência. - Identificar, quebrar paradigmas e desenvolver novas formas de comunicação entre gestores, professores, alunos e pais. - Desenvolver novas habilidades e potencialidades. - Resgatar sentimentos e emoções e colocá-los a serviço de outras pessoas. - Estruturar um diálogo com seu próprio eu. - Transpor ?limites? de aprendizagem. - Empoderar e energizar pessoas. - (Re)aprender a ouvir. - Aprender a aprender. - Aumentar suas possibilidades de experiências, desenvolvendo novos sentidos para a vida das pessoas. - Gerenciar emoções. - Atuar eficientemente no gerenciamento da resolução de conflitos intra e interpessoais. - Impactar positivamente na capacidade de tomada de decisão, motivação, autocontrole, criatividade, inteligência emocional e flexibilidade.

 

5 Aspectos Potencializados pelo Coaching Educacional

 

1.    Autoconhecimento

2.    Comunicação Assertiva

3.    Inteligência Emocional

4.    Melhoria de desempenho

5.    Descoberta de Talentos

6.     

O Coaching Education faz toda a diferença, seja para desenvolver os docentes que pertencem a instituição, para potencializar a performance do aluno ou para auxiliá-lo no planejamento de carreira e também na escolha da profissão.

DESTAQUES